Desde julho de 2013 entrou em vigor a Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais.
De acordo com o código de defesa do consumidor, todo produto deve seguir as normas brasileiras vigentes, portanto as responsabilidades do imóvel residencial atender desempenho da norma são divididas entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários.
Seu projeto atende a Norma de Desempenho? Qual o nível de atendimento? Entre em contato com a gente para ter o suporte necessário. A Quali-A realiza as avaliações do parâmetros Térmico e Lumínico e tem parceria com empresas que desenvolve avalições dos outros itens da norma.
DESEMPENHO TÉRMICO
As habitações devem ser adequadas ao clima local, e a norma segue o Zoneamento Bioclimático Brasileiro (NBR 15220-3). Podem ser avaliados por 2 métodos:
MÉTODO SIMPLIFICADO: avalia a transmitância, absortância e capacidade térmica das paredes e coberturas.
MÉTODO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: são verificados os valores máximos de temperatura para verão e valores mínimo de temperatura para inverno e analisado se estão dentro do desempenho pretendido
DESEMPENHO LUMÍNICO
As habitações devem ter condições específicas para a iluminação artificial e natural. O desempenho lumínico é influenciado pela latitude, tipo do céu, cores (parede, piso e teto), geometria do ambiente, tamanho e posição das janelas, tipo de vidros, obstruções externas, eficiência das lâmpadas, tipo de luminárias, etc.
MÉTODO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: por meio de softwares validados, é verificado se o nível de iluminância de luz natural no centro do ambiente atende o desempenho.
MÉTODO DE MEDIÇÃO IN LOCO: seguindo metodologia de medição é verificado a iluminância no centro dos ambientes.
CONTEÚDO RELACIONADO
– Vídeos Entenda a NBR 15.575 – Desempenho Lumínico
– Vídeo Aspectos Jurídicos sobre a Norma de Desempenho NBR 15.575